Trauma ortopédico em idosos

Trauma ortopédico em idosos

Releases
O Trauma ortopédico é definido pelas lesões músculoesqueléticas resultantes de acidentes que variam desde traumas de baixa energia, como acidentes domésticos, quedas simples, entorses; até traumas de alta energia, como acidentes de trânsito, queda de alturas ou mesmo resultantes de esporte de alto rendimento. Dentre as fraturas por trauma de baixa energia, se destacam as fraturas no quadril, ombro e punho, decorrentes da osteoporose, comum entre idosos. Em idosos Com a idade o controle de equilíbrio se altera e leva a instabilidade na marcha. O equilíbrio e a marcha dependem de uma complexa interação entre as funções nervosas, osteomusculares, cardiovasculares e sensoriais. Além disso, estão diretamente relacionados à capacidade de adaptarem-se rapidamente às mudanças ambientais e posturais. O aumento da parcela da população idosa, associado a uma vida mais ativa,…
Leia Mais
Cálcio, sol e corrida são armas contra doenças ósseas

Cálcio, sol e corrida são armas contra doenças ósseas

Releases
No desenho animado, o marinheiro Popeye come espinafre e fica forte. Apesar do enredo fantasioso, existe veracidade na história do personagem. O espinafre é rico em cálcio e, assim como os alimentos derivados do leite, ajuda mesmo a dar força aos ossos. Alimentos mais indicados para a saúde dos ossos são aqueles ricos em cálcio. Em primeiro está todos os derivados do leite. Os desnatados também possuem muito cálcio, às vezes até mais do que os integrais. Outros alimentos ricos em cálcio são: sardinha, castanhas, nozes, feijão, couve e derivados de soja, como o tofu, ou de leite, como iogurte, coalhada e queijos. Outro ponto importante é a prática de exercícios físicos, podendo ser praticados corridas e caminhadas. A carga do peso do corpo em movimento sobre os ossos provoca um processo…
Leia Mais
Derrame articular, já ouviu falar?

Derrame articular, já ouviu falar?

Releases
Dor, inchaço, vermelhidão e aumento da temperatura do joelho são alguns dos sintomas mais comuns do derrame articular. Esse tipo de lesão pode ter várias causas e exige cuidados de um médico especialista, geralmente um ortopedista ou um reumatologista, para que seu diagnóstico e seu tratamento sejam feitos corretamente. Os derrames articulares ocorrem quando há sangramento dentro da articulação, que é uma cavidade, e o sangue fica acumulado nessa região (hemartrose); ou quando há aumento do próprio líquido sinovial, produzido dentro da articulação, acima do normal devido a uma inflamação (hidrartrose), o que é popularmente conhecido como água no joelho. O acúmulo de pus, produzido em consequência de infecções, também pode causar o derrame articular. Entre as principais causas desses acúmulos de líquido no joelho — sejam eles sangue, líquido sinovial ou…
Leia Mais
Fratura do Platô Tibial, você sabe o que é?

Fratura do Platô Tibial, você sabe o que é?

Releases
A tíbia e a fíbula (perônio) formam a estrutura óssea da perna, sendo a tíbia o maior e mais importante osso na perna. A tíbia é anatomicamente dividida em três segmentos: Proximal (perto do joelho), Diáfise (meio da perna) e Distal (perto do tornozelo). A parte proximal da tíbia é conhecida como Platô ou Planalto. O planalto tibial possui uma discreta inclinação posterior (10°) e consiste de 2 côndilos (platôs). A face superior de cada côndilo é grande, ovoide e lisa. O platô lateral é recoberto por 4mm de cartilagem. É mais alto que o platô medial e é convexo. O platô medial é recoberto por 3mm de cartilagem. É mais largo que o lateral e é côncavo. Qual a função do Platô Tibial? O Platô, junto ao fêmur, forma a…
Leia Mais
Alimentos ricos em cálcio para combater a osteoporose

Alimentos ricos em cálcio para combater a osteoporose

Releases
Muito além do leite, vários outros alimentos são ricos em cálcio e podem prevenir e até amenizar sintomas da osteoporose. Não é segredo que o cálcio é extremamente importante para o nosso organismo. O problema é que desde pequena escutamos que os laticínios são a única fonte deste nutriente tão essencial. Lembra de todas as vezes que a sua mãe disse que o leite ajudaria você a crescer forte e saudável? E é verdade. O leite ajuda (e muito!) no fortalecimento dos ossos, mas os benefícios da presença do cálcio no organismo vão muito além disso. Encontrado também nos dentes e no nosso sangue, ele atua diretamente no mecanismo de contração muscular dos membros ou do coração, e até na transmissão de impulsos nervosos entre o cérebro e o resto…
Leia Mais