Sofreu uma lesão e não vê a hora de voltar a treinar? O segredo é ter paciência. Veja aqui as melhores estratégias para acelerar a sua recuperação de lesões.

Após uma lesão, você passou um bom tempo sem treinar, mas agora chegou o momento tão esperado de retomar os treinos. No entanto, para sua decepção, você percebe que seu corpo não tem mais o mesmo desempenho de antes.

Esse comportamento do corpo é natural, afinal, ele não se adapta por igual ao esforço físico. Por exemplo, enquanto coração e pulmões ganham condicionamento com relativa facilidade, por outro lado, músculos, tendões, ligamentos e ossos levam mais tempo para recuperar a força.

No entanto, há algumas ações importantes que você deve colocar em prática neste período de recuperação para retomar os exercícios com segurança; confira.

1. Mantenha a flexibilidade

Alongamentos e massagens levam sangue aos tecidos lesionados e melhoram a amplitude dos movimentos. Use o rolo de espuma para reduzir pontos de estresse e alongue antes e depois dos treinos, mas tenha cuidado: evite alongamentos que causam dor ou que possam agravar a lesão.

2. Seja paciente

Como em qualquer atividade, paciência é o segredo para o êxito. Assim, defina objetivos pequenos que vão te ajudar a chegar onde deseja sem correr o risco de sofrer mais lesões. Para isso, talvez seja necessário reduzir as distâncias e o volume de treino logo no início.

3. Seja positivo

Não desanime se seu nível de condicionamento físico e ganho muscular diminuíram durante o tempo que você ficou sem treinar. Afinal, é preciso muito tempo e dedicação para recuperar força e velocidade, além de desenvolver massa magra.

4. Alivie o estresse

estresse faz o organismo liberar hormônios que prejudicam a cura e a recuperação. Por isso, vale a pena recorrer a práticas que ajudam a reduzir o estresse, como ioga, meditação ou uma trilha leve em um cenário calmo. De fato, um estudo da Universidade Stanford (EUA) revelou que uma caminhada de 90 minutos em contato com a natureza reduz os pensamentos negativos de forma mais eficiente.

5. Ouça seu corpo

Sair da zona de conforto para alcançar resultados envolve ultrapassar barreiras mentais e físicas, o que não é fácil. Mesmo assim, você nunca deve sofrer durante ou depois de uma sessão de treino. Além disso, depois de fazer exercícios, você logo deve começar a se sentir melhor. Se isso não estiver acontecendo, é provável que esteja se esforçando demais. Portanto, fique ligado!

Não deixe que as lesões te impeçam. Lembre-se das suas razões para se exercitar e curta seus treinos. Exercícios podem ajudar muito na recuperação, então, quando sentir que seu corpo está pronto, calce seus tênis e não olhe para trás!

Fonte: SOS Ortopedia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade