Cálcio, sol e corrida são armas contra doenças ósseas

No desenho animado, o marinheiro Popeye come espinafre e fica forte. Apesar do enredo fantasioso, existe veracidade na história do personagem. O espinafre é rico em cálcio e, assim como os alimentos derivados do leite, ajuda mesmo a dar força aos ossos.

Alimentos mais indicados para a saúde dos ossos são aqueles ricos em cálcio. Em primeiro está todos os derivados do leite. Os desnatados também possuem muito cálcio, às vezes até mais do que os integrais.

Outros alimentos ricos em cálcio são: sardinha, castanhas, nozes, feijão, couve e derivados de soja, como o tofu, ou de leite, como iogurte, coalhada e queijos.

Outro ponto importante é a prática de exercícios físicos, podendo ser praticados corridas e caminhadas. A carga do peso do corpo em movimento sobre os ossos provoca um processo que estimula a formação do osso.

A exposição solar, por 15 minutos ao dia, sem cremes protetores, com os braços descobertos antes das 10h e depois das 16h contribui para a aquisição de vitamina D, que também ajuda no fortalecimento ósseo. No entanto, depois dos 60 anos de idade a capacidade de produção de vitamina D a partir do sol diminui e pode ser necessária a ingestão de alguns suplementos.

O processo de envelhecimento e o possível déficit de cálcio e vitamina D no organismo levam a um aumento da perda óssea, chamada de osteopenia em uma fase inicial e que pode progredir para a osteoporose, quando o osso fica mais fraco e aumentam as chances de fratura.

A perda óssea e o consequente maior risco de fratura podem ser minimizados a médio e longo prazo com intervenções específicas, que envolvem desde o uso de medicamentos e suplementos, até orientações para atividades físicas e de prevenção de quedas. Essas medidas resultarão em ganho da qualidade de vida do indivíduo, diminuindo não só o risco de fraturas, mas também de eventuais problemas associados.

Fonte: Hospital Sírio Libanês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *