A nutrição visa estudar o papel dos nutrientes e da alimentação dentro de nosso organismo. São os nutricionistas que, por meio de exames e testes, conseguem determinar se nosso corpo necessita de insumos específicos para ajudá-lo a funcionar melhor ou para que ele passe a atuar da forma como deveria.
Importância da alimentação
A alimentação é de suma importância para o bom funcionamento do organismo, já que é por meio dos alimentos que o corpo consegue energia para funcionar bem e realizar as atividades do cotidiano.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) contempla cinco princípios básicos de uma alimentação saudável que são universalmente relevantes:
- Limitar a ingestão de açúcares refinados;
- Mudar o consumo de gordura das gorduras saturadas para as insaturadas e eliminar as gorduras trans presente na indústria;
- Limitar o consumo de sódio e garantir que o sal seja iodado;
- Aumentar o consumo de grãos inteiros, vegetais, frutas, nozes e leguminosas;
- Garantir a disponibilidade de água potável gratuita e segura.
A nutrição atua com base nesses princípios e adota, ainda, as melhores práticas médicas baseadas em evidências científicas para garantir a saúde integral do paciente.
O papel do nutricionista
O nutricionista atua na orientação de uma alimentação adequada, a fim de manter o organismo em equilíbrio e saudável. São os nutricionistas que, por meio de exames e testes específicos, conseguem determinar se nosso corpo necessita de insumos específicos para ajudá-lo a funcionar melhor ou para que ele passe a atuar da forma como deveria.
Os profissionais que trabalham com nutrição devem ter uma visão geral do corpo humano, similar à da clínica médica, que os capacite a receitar tratamentos alimentares que dialoguem com outras áreas, como a oncologia e a pediatria. Os nutricionistas também atuam como auxiliares no diagnóstico e tratamento de distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia.
São, ainda, aliados essenciais na hora de tratar condições físicas diversas, que podem ou não ser consequência de outros quadros clínicos, como a obesidade, a diabetes, os ovários policísticos e as doenças da tireoide. Por meio de recomendações alimentares, atuam suplementando o organismo para que a alimentação consiga ser uma grande aliada na recuperação total ou parcial do paciente.
O profissional fornece, ainda, orientação alimentar em diversas etapas da vida humana, do nascimento ao envelhecimento, sendo, portanto, parte fundamental de qualquer programa com foco em medicina preventiva e qualidade de vida.