Filho Enérgico Nas Brincadeiras?

Saiba o que fazer para evitar lesões nas brincadeiras.

A coordenação motora infantil, assim como os ossos, músculos, tendões e ligamentos, ainda em desenvolvimento, implicam menor velocidade de reação física em comparação com a dos adultos, o que pode aumentar o risco de lesões.

Os pais são importantes aliados na hora de prevenir lesões, sendo fundamental que propiciem a seus filhos a oportunidade de praticar esportes e brincarem de maneira segura. Continue lendo o conteúdo para saber de algumas dicas de como te ajudar a evitar lesões em seus filhos.

Exame médico, aquecimento e descanso

É de suma importância que as crianças estejam em boas condições físicas e com os exames médicos em dia. Muitas vezes as crianças podem não saber se queixar com precisão, o que pode dificultar diagnósticos, por isso é válido estar atento.

Praticada por atletas e incentivada por profissionais da saúde, a prática do aquecimento não pode ser subestimada antes das brincadeiras. Ensine e incentive seus filhos a como se alongar antes de algum evento esportivo, uma ida à praia ou uma volta de bicicleta. Isso vai minimizar o risco de lesões.

Além disso, os pequenos tendem a querer brincar o tempo todo, principalmente no período de férias, para aproveitarem ao máximo. Contudo, ter momentos de descanso e boas noites de sono é fundamental, afinal, eles ainda estão em crescimento e o sono não pode ser subestimado, além de ajudar a evitar as famosas dores de crescimento. Lembre-os, de maneira lúdica, que o descanso vai possibilitar mais energia para um dia cheio de atividades!

Cuide da alimentação

De mãos dadas com manter os exames médicos em dia, é fundamental que a criança tenha uma boa alimentação rica em nutrientes e vitaminas. Toda energia que eles gastam nas brincadeiras precisa ser reposta.

Outro ponto é a necessidade de sol (com proteção UV). Quando o nível de vitamina D é baixo, a absorção de cálcio é prejudicada e o corpo pega o mineral dos ossos para manter um nível adequado no sangue, assim os ossos ficam mais fracos e quebram com maior facilidade.

Varie os esportes

Além de ampliar a bagagem cultural e de conhecimentos do seu filho, essa dica serve também para que a criança coloque outras partes do corpo em movimento. A lesão por esforço repetitivo acontece quando a criança emprega repetidamente os mesmos grupos musculares, auxiliando no desenvolvimento de uma melhor biomecânica.

Ao praticar esportes, certifique-se de que a criança está usando os equipamentos e calçados adequados, assim como se o espaço escolhido para a prática é adequado para tal.

Fonte: SOS Ortopedia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade