Você sabe a diferença entre lesão da cartilagem articular e artrose?

Você sabe a diferença entre lesão da cartilagem articular e artrose?

Releases
Artrose e lesões da cartilagem articular são dois termos que, muitas vezes, são utilizados como sinônimos mas que não o são. A artrose representa um processo degenerativo da cartilagem, decorrente de um desequilíbrio entre o anabolismo (formação de neocartilagem) e catabolismo (a destruição da cartilagem). É um processo muitas vezes visto com o envelhecimento e que pode estar presente de forma precoce em atletas, pessoas obesas, pessoas com desalinhamento da articulação ou com doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide. Podemos dizer que até hoje o desgaste da cartilagem é considerado um processo irreversível, em que o tratamento visa controlar os sintomas. A lesão da cartilagem articular, por outro lado, está usualmente associada a um trauma em pacientes jovens. Nestes pacientes, a cartilagem encontra-se bem preservada como um todo, porém com…
Leia Mais
A importância da Vitamina D para os ossos

A importância da Vitamina D para os ossos

Releases
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), metade da população mundial tem quantidades insuficientes de Vitamina D, sendo que alguns estudos associam às baixas taxas dessa vitamina a fraqueza óssea, osteoporose, problemas cardíacos, diabetes, câncer, demências e até doenças autoimunes, como a esclerose múltipla. Os níveis de vitamina D caem no inverno em virtude da menor incidência de raios solares e também da menor exposição. Além disso, o uso de roupas compridas e fechadas para proteger do frio também impede o contato dos raios com a pele. Para obter os níveis ideais da vitamina é necessário consumir alimentos fontes, porém, se com a alimentação e com a exposição aos raios solares não for possível manter a quantidade necessária de vitamina D, pode-se recorrer à suplementação com a prescrição de médico…
Leia Mais
Osteoporose, doença silenciosa e incapacitante

Osteoporose, doença silenciosa e incapacitante

Releases
Silenciosa, incapacitante e muitas vezes fatal, a osteoporose atinge cerca de 200 milhões de mulheres no mundo todo, aproximadamente um décimo daquelas com 60 anos, um quinto das com 70 anos, dois quintos das com 80 anos e dois terços das com 90 anos. Os dados são da Fundação Internacional da Osteoporose (IOF, na sigla em inglês). Na Europa, nos Estados Unidos e no Japão, a entidade indica que a doença afeta cerca de 75 milhões de pessoas, entre homens e mulheres. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), são cerca de 10 milhões. Pelo documento Consenso: prevenção e tratamento da osteoporose na América Latina - estrutura atual e direções futuras, divulgado no fim do ano passado pela Americas Health Foundation (AHF), 33% das mulheres brasileiras com mais de 50…
Leia Mais