Você sabe a diferença entre lesão da cartilagem articular e artrose?

Artrose e lesões da cartilagem articular são dois termos que, muitas vezes, são utilizados como sinônimos mas que não o são.

A artrose representa um processo degenerativo da cartilagem, decorrente de um desequilíbrio entre o anabolismo (formação de neocartilagem) e catabolismo (a destruição da cartilagem). É um processo muitas vezes visto com o envelhecimento e que pode estar presente de forma precoce em atletas, pessoas obesas, pessoas com desalinhamento da articulação ou com doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide.

Podemos dizer que até hoje o desgaste da cartilagem é considerado um processo irreversível, em que o tratamento visa controlar os sintomas.

A lesão da cartilagem articular, por outro lado, está usualmente associada a um trauma em pacientes jovens. Nestes pacientes, a cartilagem encontra-se bem preservada como um todo, porém com um buraco no meio. Podemos comparar a lesão da cartilagem articular com um pneu novo, porém furado, enquanto a artrose representaria um pneu careca.

As lesões da cartilagem, desta forma, não devem ser confundidas com a artrose. A diferenciação poderá ser feita pelo médico com base na história clínica do paciente exame físico e exames de imagem, sendo então o tratamento individualizado para cada paciente.

Fonte: Portal PebMed

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *