Você sabe o que é síndrome do piriforme?

Você sabe o que é síndrome do piriforme?

Releases
Síndrome do piriforme é a compressão do nervo ciático pelo músculo piriforme (um músculo achatado das nádegas localizado próximo ao quadril) causando dor nas nádegas e ocasionalmente ciática. O músculo piriforme se estende da superfície pélvica do osso triangular grande na base da coluna (sacro ou cóccix) até a proeminência óssea (trocânter) na extremidade superior do osso da coxa (fêmur). Ao correr ou sentar, este músculo pode comprimir o nervo ciático no local em que ele surge debaixo do piriforme para passar sobre os músculos rotadores do quadril. A síndrome do piriforme é incomum. Uma dor crônica persistente, formigamento ou dormência começa nas nádegas e pode descer pela parte posterior inteira da coxa e panturrilha e, às vezes, para os pés. A dor piora quando o piriforme é pressionado contra…
Leia Mais
Você sabe como os rins funcionam?

Você sabe como os rins funcionam?

Releases
Os rins são duas glândulas localizadas na região posterior do abdômen, compondo o sistema excretor e osmorregulador. Os seres humanos possuem dois rins, que são glândulas de cor vermelho-escuro, em forma de feijão, localizadas na região posterior do abdômen, atrás do peritônio e ao lado da coluna vertebral, na região lombar. O rim direito encontra-se logo abaixo do fígado e o esquerdo, abaixo do baço. Acima de cada rim encontramos a glândula adrenal. Pesam cerca de 150 g cada e são envoltos por um tecido fibroso chamado cápsula renal. Ao redor de cada órgão existe um acúmulo de tecido adiposo. Fazem parte do sistema excretor e osmorregulador, pois filtram e excretam os dejetos presentes no sangue. Macroscopicamente, cada rim possui duas faces, anterior e posterior; duas bordas, medial e lateral; e duas extremidades, superior…
Leia Mais
Condromalácia patelar, você sabe o que é?

Condromalácia patelar, você sabe o que é?

Releases
Condromalácia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho, numa região chamada condilo femoral, que acaba ocasionando dor e inflamação no local. Ela é mais comum em mulheres e é dividida basicamente em quatro níveis, de acordo com a gravidade do comprometimento da patela. Sofrer com algum grau de condromalácia patelar pode experimentar muita ou nenhuma dor, independente do grau indicado no diagnóstico. Além disso, por causar uma inflamação, pessoas com condromalácia patelar podem ter crises agudas de dor que, nestes casos, necessitam de medicação. Não há consenso sobre as possíveis causas da condromalácia patelar, mas os médicos acreditam que certas atitudes, como estresse repetitivo das articulações do joelho (quando se pratica esportes de corrida ou saltos, por exemplo), podem favorecer o seu aparecimento. Também pode estar relacionado a uma…
Leia Mais
Bons hábitos e exames periódicos aumentam a chance de cura do câncer de próstata

Bons hábitos e exames periódicos aumentam a chance de cura do câncer de próstata

Releases
  A doença é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil Estudos realizados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam que para cada biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil. Isso indica um risco estimado de 66,22 casos novos a cada 100 mil homens, sendo a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. O tumor afeta essa glândula que está localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra. Na maioria das vezes o câncer de próstata não apresenta sintomas. Existem fatores intrínsecos que aumentam a chance do aparecimento da doença e que não podem ser alterados. São eles a idade, histórico…
Leia Mais
Você sabe o que é lordose?

Você sabe o que é lordose?

Releases
Lombalgia (dor nas costas) é o sintoma típico da lordose, especialmente depois de atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, como ficar sentado ou em pé. A lordose é outra curvatura normal da coluna vertebral. Ela se desenvolve depois do nascimento nas regiões cervical e lombar e é importante para melhor distribuição das cargas que incidem sobre a coluna. Alterações no grau da curva lordótica da região lombar, para mais ou para menos, indicam a presença de desvios posturais, que podem ser de dois tipos: Hiperlordose, quando há aumento excessivo da curvatura para dentro do corpo, na direção da frente do abdômen, o que deixa os glúteos mais destacados (síndrome do bumbum arrebitado) e a barriga mais saliente; Hipolordose, quando existe redução dessa curvatura a ponto de provocar retificação…
Leia Mais
Você sabe a diferença entre lesão da cartilagem articular e artrose?

Você sabe a diferença entre lesão da cartilagem articular e artrose?

Releases
Artrose e lesões da cartilagem articular são dois termos que, muitas vezes, são utilizados como sinônimos mas que não o são. A artrose representa um processo degenerativo da cartilagem, decorrente de um desequilíbrio entre o anabolismo (formação de neocartilagem) e catabolismo (a destruição da cartilagem). É um processo muitas vezes visto com o envelhecimento e que pode estar presente de forma precoce em atletas, pessoas obesas, pessoas com desalinhamento da articulação ou com doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide. Podemos dizer que até hoje o desgaste da cartilagem é considerado um processo irreversível, em que o tratamento visa controlar os sintomas. A lesão da cartilagem articular, por outro lado, está usualmente associada a um trauma em pacientes jovens. Nestes pacientes, a cartilagem encontra-se bem preservada como um todo, porém com…
Leia Mais
A importância da Vitamina D para os ossos

A importância da Vitamina D para os ossos

Releases
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), metade da população mundial tem quantidades insuficientes de Vitamina D, sendo que alguns estudos associam às baixas taxas dessa vitamina a fraqueza óssea, osteoporose, problemas cardíacos, diabetes, câncer, demências e até doenças autoimunes, como a esclerose múltipla. Os níveis de vitamina D caem no inverno em virtude da menor incidência de raios solares e também da menor exposição. Além disso, o uso de roupas compridas e fechadas para proteger do frio também impede o contato dos raios com a pele. Para obter os níveis ideais da vitamina é necessário consumir alimentos fontes, porém, se com a alimentação e com a exposição aos raios solares não for possível manter a quantidade necessária de vitamina D, pode-se recorrer à suplementação com a prescrição de médico…
Leia Mais
Osteoporose, doença silenciosa e incapacitante

Osteoporose, doença silenciosa e incapacitante

Releases
Silenciosa, incapacitante e muitas vezes fatal, a osteoporose atinge cerca de 200 milhões de mulheres no mundo todo, aproximadamente um décimo daquelas com 60 anos, um quinto das com 70 anos, dois quintos das com 80 anos e dois terços das com 90 anos. Os dados são da Fundação Internacional da Osteoporose (IOF, na sigla em inglês). Na Europa, nos Estados Unidos e no Japão, a entidade indica que a doença afeta cerca de 75 milhões de pessoas, entre homens e mulheres. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), são cerca de 10 milhões. Pelo documento Consenso: prevenção e tratamento da osteoporose na América Latina - estrutura atual e direções futuras, divulgado no fim do ano passado pela Americas Health Foundation (AHF), 33% das mulheres brasileiras com mais de 50…
Leia Mais
Lesões mais comuns no esporte

Lesões mais comuns no esporte

Releases
Praticar esporte é saudável, melhora a qualidade de vida e faz-nos sentir bem no dia-a-dia. No entanto, as lesões fazem parte. E, se há algumas lesões que são evitáveis através de uma boa preparação e aquecimento por exemplo, há outras que, seja por contacto com outro atleta ou por uma queda, não há como as evitar! Habitualmente, uma lesão causada pelo desporto deve-se a métodos de treino incorretos, anomalias estruturais que forçam certas partes do corpo mais do que outras e fraqueza dos músculos, tendões e ligamentos. O desgaste crônico é a causa de muitas destas lesões, que são resultado de movimentos repentinos que afetam tecidos susceptíveis. Felizmente o corpo humano tem uma excelente capacidade de se auto-regenerar, o que combinado com um bom descanso, torna a recuperação mais rápida…
Leia Mais
#SetembroAmarelo: mídias e informação para ajudar quem tem depressão

#SetembroAmarelo: mídias e informação para ajudar quem tem depressão

Releases
O copo pode estar meio cheio ou meio vazio. A análise depende de como encaramos as circunstâncias. As mídias sociais são, hoje, um dos fortes pilares do isolamento social, da comparação e do fortalecimento da baixa autoestima. Esse seria o copo meio vazio. Plataforma de comunicação versátil e abrangente, e fonte de informação fácil e criativa. Esse, por sua vez, é o copo cheio. A depressão pode ser encarada por essa analogia do copo. “Tristeza passa!”. “Sua vida é melhor que a de muita gente.” “Encare de outra forma, seja mais positivo.” A desinformação e o tabu em torno do tema faz com que muitas pessoas repitam as frases acima à exaustão. A depressão não é relativização. Ela impede a pessoa de simplesmente ver o copo, estando ele cheio ou vazio. Até 2020, essa…
Leia Mais