A vitamina D é uma das substâncias mais importantes para o equilíbrio do organismo.
Em quantidades certas, ela pode nos proteger contra uma variedade de condições, como câncer, diabetes tipo 1 e osteoporose.
Como funcionam as vitaminas no organismo?
As vitaminas são nutrientes fundamentais para o bom funcionamento das células e, consequentemente, do organismo todo.
Elas são denominadas por letras em maiúsculo (A,B,C,D) e cada uma tem uma função característica no corpo.
A importância da vitamina D
A vitamina D tem um papel fundamental no funcionamento de diversos órgãos vitais.
Quando descoberta, acreditava-se que ela era uma vitamina obtida através da alimentação, assim como as demais. No entanto, estudos mais recentes sugerem que ela na realidade é um hormônio.
Ela é importante para a saúde dos ossos e atua como reguladora do sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.
A falta de vitamina D tem reflexo negativo no organismo. Em adultos, por exemplo, a sua ausência pode causar osteoporose, deixando os ossos mais frágeis e suscetíveis a fraturas espontâneas.
Já em crianças, a deficiência acentuada da vitamina também é um perigo. Nelas, o problema pode resultar no comprometimento do crescimento e levar a uma má formação dos ossos, levando ao raquitismo, condição que leva a deformidades ósseas.
A vitamina D também elimina toxinas e limpa o organismo, reduz a pressão arterial, controla inflamações e auxilia na prevenção de doenças como depressão e patologias autoimunes.
Além disso, ela fortalece o organismo e prepara o corpo para enfrentar infecções bacterianas e virais, como a Covid-19.
Como aumentar a produção de vitamina D no organismo?
A principal fonte para ativação da vitamina D é a exposição solar – responsável por produzir entre 80 e 90% do nutriente em nosso corpo.
O ideal é tomar sol com o máximo de partes do corpo expostas por pelo menos 15 minutos ao dia. A hora mais favorável para a produção da vitamina D é quando a incidência de raios UVB (ultravioleta B) é alta, o que ocorre por volta de meio-dia e vai até as 16 horas.
Nos momentos em que a exposição ao sol for para acelerar a produção da vitamina, o correto é não fazer o uso do protetor solar, pois o produto bloqueia a absorção dos raios.
Porém, após o término do tempo indicado, é imprescindível utilizar o protetor para proteção da pele.
Ela também pode ser encontrada em menor quantidade em alguns alimentos, tais como:
- Peixes gordurosos
- Óleo de fígado de bacalhau
- Cogumelos secos
- Ovo
- Leite
- Carne bovina
Uma alimentação balanceada proporciona cerca de 10 a 20% da vitamina D que devemos ter em nosso organismo. Mas, para suprir a necessidade diária da vitamina, seria necessário consumir grandes quantidades desses alimentos.
Ou seja, a ação da luz solar é mais eficiente, o que não significa que você não deve cuidar adequadamente da alimentação. O ideal é procurar um especialista para que a indicação seja feita de maneira adequada.
A importância da vitamina D no fortalecimento dos ossos
No organismo, a vitamina D tem uma importante função: cuidar da saúde dos ossos.
O hormônio regula a quantidade de cálcio e fósforo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino. Além disso, ela atua no fortalecimento muscular.
Isso porque essas substâncias reguladas pela vitamina D têm um papel fundamental na contração muscular, inclusive, a do coração.
Um indivíduo com falta da vitamina no organismo tem maior risco de quedas e fraturas decorrente da fraqueza muscular.
Caso você desconfie da falta de vitamina D, procure por um médico.
Fonte: NOT Ortopedia