Pedra nos rins ou dor nas costas: você sabe a diferença?
Pessoas que sofrem com pedra nos rins sempre ficam em dúvida nos momentos de crise: é cólica renal ou dor nas costas?
Isso acontece porque como os rins estão localizados na parte de trás e sob as costelas, pode ser difícil identificar exatamente de qual ponto exato vem a dor.
Mas alguns sintomas – como a localização, tipo e intensidade – podem ajudar a descobrir qual é a fonte da dor.
Pedra nos rins X dor nas costas
Os rins são os responsáveis por filtrar resíduos e toxinas da corrente sanguínea, o que os torna mais suscetíveis a infecções e danos. Excesso de cálcio, oxalato e fósforo podem se acumular nos rins e formar cálculos renais, responsáveis por causar dor intensa ao se deslocarem ou causarem um bloqueio.
Além disso, a cólica renal pode ser causada também por infecções do trato urinário e traumatismos nos rins.
A principal diferença entre a dor nas costas daquela causada por cálculo renal é que o ponto focal da primeira costuma ser na região lombar. Suas principais causas envolvem trabalho pesado, má postura e ficar sentado ou em pé por muito tempo. Certas condições médicas, como artrite, osteoporose e infecções, também podem causar dores nas costas.
Reconhecer a diferença entre dor nas costas ou aquela causada por pedra nos rins ajuda a garantir um diagnóstico precoce e a um tratamento mais eficaz.
Como identificar a dor nos rins
A dor causada por pedra nos rins é frequentemente causada pela movimentação dos cálculos ou por uma infecção na região. Se a dor vem do seu rim, ela terá essas características:
Localização
A cólica renal é sentida em seu flanco, que é a área de cada lado da coluna – entre a parte inferior da caixa torácica e os quadris. Geralmente ocorre em apenas um lado do corpo, mas em alguns casos o paciente pode sentir dor em ambos os lados, dependendo se uma condição afeta apenas um rim ou ambos. A sensação também pode ser que a dor está vindo do fundo do corpo.
Radiação
A dor causada por pedra nos rins pode irradiar para outras áreas do corpo, como:
- Laterais;
- Abdômen;
- Virilha;
- Coxa.
Intensidade
Na maioria das vezes, a dor sentida em uma crise causada por cálculo renal será constante. Mas pode aumentar de intensidade e dar a sensação de pontadas mais intensas quando a pedra se move. Já a dor derivada de uma infecção geralmente é mais branda.
Sintomas indicativos de pedra nos rins
A presença de cálculo renal também pode ser notada pela presença de outros sintomas, como:
- Urina turva, de coloração escura ou com sangue;
- Dor ao urinar;
- Necessidade persistente de urinar, mesmo que saia pouco ou nada;
- Náusea;
- Vômito;
- Febre;
- Tontura;
- Fadiga.
Marque uma consulta.
Fonte: Vita Checkup