O uso frequente do mouse e do celular pode causar dor nas mãos e nos braços?

Nos últimos anos, o uso de dispositivos tecnológicos aumentou significativamente, sendo frequente que essas ferramentas exerçam funções na rotina relacionadas ao lazer e ao trabalho. De modo simultâneo, os usuários desses aparelhos vêm relatando o aparecimento de diversos sintomas nos membros superiores. Será que o uso do celular e do mouse para computador pode causar dor muscular? Entenda a relação entre o tempo de uso desses dispositivos e a dor na mão!

O ortopedista Guilherme Falótico explica que o tempo de uso prolongado do celular e do mouse pode provocar dor nos membros superiores: “O uso frequente de aparelhos eletrônicos está associado ao aumento na incidência de dor na mão, punho e braço, conforme resultados de estudos científicos publicados a partir de 2018, especialmente no uso excessivo diário e em mais de um aparelho eletrônico simultâneo”.

Isso acontece porque o uso frequente de smartphones causa estresse mecânico prolongado nos tendões, músculos e tecidos, o que pode induzir sintomas como dor nos dedos e dor no punho. Do mesmo modo, o manuseio do mouse está ligado ao esforço repetitivo dos músculos da mão, o que, em longo prazo, causa lesão tecidual e a consequente sensação de dor muscular.

Segundo o médico ortopedista, as formas de prevenção incluem reduzir o tempo de uso de aparelhos, adotar pausas ao longo dia e realizar exercícios de fortalecimento muscular direcionado à ocupação do paciente. Estudos sugerem que manusear os dispositivos com as duas mãos também pode reduzir a intensidade da dor no punho, visto que usar o celular somente com uma mão aumenta a sobrecarga nesta região.

Outra forma de reduzir os impactos do esforço repetitivo é praticar atividades físicas, especialmente para os indivíduos que trabalham no computador e não podem reduzir o tempo de uso devido às demandas ocupacionais. Há evidências de que o treinamento físico pode neutralizar os danos causados pelo esforço muscular excessivo dos dedos e dos braços característicos desse estilo de trabalho.

Fonte: Dorflex

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy