Dor no calcanhar ao pisar: o que pode ser?

Dor no calcanhar ao pisar é um incômodo extremamente comum e observado em todas as idades. Existem diversas causas para o problema, que vão desde o sedentarismo até uma rotina com muito esforço físico, seja na prática de esportes ou no trabalho. Uma dessas causas é a chamada fascite plantar. Siga a leitura para entender melhor sobre o que é fascite plantar e para conferir dicas de como aliviar a dor no pé ao pisar.

A dor no calcanhar ao pisar não costuma ter um diagnóstico muito preocupante. A principal causa da dor no pé ao pisar é a fascite plantar, uma inflamação no ligamento da região chamada fáscia plantar (que liga o calcanhar aos dedos), que pode causar pequenas rupturas no tecido.

A fáscia plantar é formada por colágeno e tem o objetivo de sustentar o arco do pé, dando suporte quando estamos parados e absorvendo os impactos durante a movimentação do corpo. O incômodo sentido vem exatamente da irritação desse local que é tão utilizado. O calcanhar esquerdo, geralmente, é o mais afetado, mas a dor pode atingir os dois calcanhares em até 30% dos casos.

Apesar de a fascite plantar ser a causa mais comum da dor no calcanhar ao pisar, é preciso consultar um médico especializado para garantir o diagnóstico correto.

Alguns esportes também podem causar dor no pé ao pisar

As causas mais comuns da dor no pé ao pisar estão diretamente relacionadas ao estilo de vida do paciente. Atletas que praticam esportes com saltos e corridas colocam o calcanhar em uma posição de constante pressão, o que pode danificar os tecidos do pé junto com o tornozelo e a panturrilha. Trabalhadores que levantam peso e ficam muito tempo em pé, especialmente com calçados inadequados, também são um grupo de risco. Vale lembrar ainda dos fatores biológicos, como a obesidade, condição do pé plano, gravidez e discrepância no comprimento das pernas.

As características da dor no pé ao pisar também variam de acordo com a faixa etária. Em crianças e adolescentes de oito a 13 anos, a dor no calcanhar ao pisar está associada ao sedentarismo. Já a partir dos 40 anos, o incômodo é mais comum em pessoas ativas e é decorrente da diminuição da elasticidade da fáscia plantar e da desaceleração do processo de cicatrização com o aumento da idade. Em idosos com mais de 65 anos, a prevalência da dor no pé ao pisar aumenta, afetando cerca de um terço dessa população, e está associada à diminuição de mobilidade, à dificuldade para fazer atividades diárias e ao desequilíbrio.

A dor no pé ao pisar causada pela fascite plantar costuma melhorar em um ano, mas aproximadamente 40% pacientes continuam a sofrer com dores após dois anos. Além do tratamento clínico acompanhado com um profissional, algumas dicas rotineiras para aliviar a dor calcanhar ao pisar podem ser feitas, como:

  • Alongamento: pela manhã, antes de se levantar, coloque uma toalha em volta do pé e puxe os dedos em direção ao corpo. É importante realizar esse exercício três vezes em cada pé, sempre com o joelho reto.

  • Massagem: utilize uma bola de tênis ou até uma garrafinha com água morna ou gelo para massagear a sola do pé e o osso calcâneo. Isso ajuda a relaxar a musculatura local e aliviar as dores na região.

  • Faça atividades físicas com o auxílio de um profissional.

  • Use calçados mais estruturados, com solado firme e um bom contraforte (apoio do calcâneo) com maior amortecimento.

Fonte: Dorflex

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy