Dicas para manter o bom funcionamento dos rins

Fundamentais para o bom funcionamento do corpo, os rins possuem várias funções no organismo. Afinal, eles filtram o sangue, eliminam toxinas e controlam o volume de água. Os órgãos cuidam ainda dos níveis de sais importantes para o bom funcionamento do corpo.

Além disso, produzem hormônios responsáveis pela fabricação de células vermelhas do sangue e pelo controle da massa óssea (vitamina D). Dessa forma, é possível observar que é muito importante manter a saúde dos rins em dia, evitando assim problemas graves de saúde

Sintomas

Quando o problema está em fase inicial, os rins não apresentam sintomas de comprometimento. Os sinais surgem apenas em fases mais avançadas. Entre eles estão fraqueza, náusea e vômitos. O paciente apresenta ainda falta de apetite, perda de peso, inchaço e, até mesmo, falta de ar.

Prevenção

Para garantir o bom funcionamento dos rins é simples. Para isso, basta seguir uma dieta equilibrada, evitando o consumo de alimentos gordurosos. No cardápio, cereais, verduras, legumes e frutas.

É necessário também manter o corpo sempre hidratado. O consumo de água ajuda a garantir a saúde dos rins. Aliás, é recomendado evitar bebidas alcoólicas.

A prática de atividade física também é recomendada. Para finalizar, não esqueça de consultar periodicamente um médico para uma avaliação clinica e também a realização dos exames necessários.

Fonte: Estadão Conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *