O urologista é o médico responsável por cuidar dos órgãos reprodutores masculinos e tratar o sistema urinário das mulheres e dos homens. O urologista realiza exames de diagnóstico e prevenção de doenças relacionados ao trato urinário, como câncer de bexiga e infecções urinárias, por exemplo.
O urologista é responsável por tratar órgãos como rins, bexiga, uretra, ureter, testículos, pênis, próstata, glândulas adrenais e epidídimo, que é um ducto que coleta e armazena os espermatozoides.
Os homens devem ir ao urologista pelo menos uma vez ao ano para que sejam realizados exames de prevenção, como o toque retal, que é um exame feito com o objetivo de verificar alterações na próstata que podem ser indicativos de câncer de próstata.
O médico urologista é responsável por tratar algumas doenças como:
- Impotência sexual;
- Ejaculação precoce;
- Infertilidade;
- Pedra nos rins;
- Dificuldade em urinar;
- Incontinência urinária;
- Infecções urinárias;
- Inflamação no trato urinário;
- Varicocele, em que há dilatação das veias do testículo, causando acúmulo de sangue, dor e inchaço.
Além disso, o urologista realiza a prevenção, diagnóstico e tratamento de tumores presentes no trato urinário, como bexiga e rins, por exemplo, e no sistema reprodutor masculino, como testículo e próstata.
Quando ir ao urologista
Deve-se ir à uma consulta com um urologista sempre que apresentar sintomas que envolvam o sistema urinário como dificuldades para urinar, dor nos rins, dor durante as relações sexuais e em caso de doenças sexualmente transmissíveis. Os homens a partir dos 50 anos devem anualmente terem uma consulta para avaliar a próstata, mesmo que não haja sintomas, já que se trata de uma doença com incidência maior em homens após os 50 anos.
Caso haja na família, outros familiares próximos com câncer de próstata, é necessária uma consulta por ano a partir dos 40 anos de idade, em que será feito o exame do toque retal e outros com o objetivo de avaliar o funcionamento da próstata e, assim, prevenir a ocorrência do câncer.
Marque uma consulta!
Fonte: HU Brasília