Diferenças entre luxação, fratura e entorse

Diversas são as lesões que atingem o nosso sistema esquelético. Entre as mais comuns, destacam-se as quebras dos ossos, os deslocamentos dessas estruturas e rompimento dos ligamentos das articulações. A seguir falaremos um pouco mais sobre elas.

Fraturas

Fraturas são as lesões mais comuns nos ossos. Elas se caracterizam pela perda de continuidade do osso, que é resultado da aplicação de uma força excessiva sobre essa estrutura. Essa força excessiva pode ser causada por uma queda ou, até mesmo, esmagamento.

Algumas vezes o osso quebra-se parcialmente, causando uma fratura incompleta. Quando o osso rompe-se completamente, ocorre uma fratura completa. As fraturas completas podem ainda apresentar desvio ou não. As fraturas que possuem desvio apresentam maior gravidade.

As fraturas podem ser classificadas ainda em fechadas e expostas. As fraturas fechadas são aquelas em que não é possível ver o osso rompendo a pele, que permanece íntegra. Em casos de fratura fechada, é comum a presença de dor, dificuldade de movimentação do local afetado, bem como inchaço e arroxeamento da pele local. No caso das fraturas expostas, o osso sai para o meio externo, rompendo a pele. Esse último cado merece atenção em virtude dos riscos de contaminação.

Na fratura exposta, é possível observar o osso rompendo a pele. Na fechada, isso não é verificado.

Entorses

As entorses são lesões que atingem os ligamentos, porções de tecido fibroso que garantem a união dos ossos em uma articulação. Quando os ligamentos esticam-se além de sua capacidade, ocorre o estiramento, que, algumas vezes, pode resultar na ruptura dos ligamentos. Uma das causas desse problema é a prática de exercícios sem o devido aquecimento e preparo físico. As entorses podem causar grande dor local, inchaço e vermelhidão. Os locais mais atingidos pelas entorses são o tornozelo, os ombros e o joelho. As entorses são causadas por estiramentos nos ligamentos

Luxação

Algumas vezes os nossos ossos saem da sua posição normal, ficando deslocados. Esses casos são chamados de luxações e podem ser perigosos porque podem afetar vasos sanguíneos, nervos, entre outras estruturas. As luxações causam dor, deformidades e redução dos movimentos articulares. Normalmente uma luxação ocorre em virtude de traumatismos ou movimentos muito violentos. Essa lesão é comum nos ombros, cotovelos e mandíbulas. A luxação nada mais é do que o deslocamento do osso

Em caso do surgimento de fraturas, entorses ou luxações, é fundamental que a pessoa mantenha a calma e procure ajuda médica. É importante manter o local imobilizado, uma vez que a movimentação em qualquer um dos casos pode causar danos ainda maiores.

Vale destacar também que se deve evitar o uso de qualquer medicamento sem recomendação médica. É indicado apenas realizar compressas frias no local afetado ou utilizar bolsa de gelo sobre o local. No caso de fraturas expostas, recomenda-se que o local seja coberto com pano limpo ou gaze e que ajuda especializada seja procurada de forma imediata.

Fonte: Brasil Escola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy