3 dicas para manter a saúde dos ossos

Imagine seu corpo sem a força dos ossos. Quaisquer movimentos como andar, levantar, correr ou pular seriam impossíveis. Por isso a saúde dos ossos é vital. Vamos ver o que podemos fazer para garantir ossos potentes e fortes. Vale para todas as etapas de vida: crianças, adultos e idosos.

1. Cálcio, todos os dias
O cálcio é o nutriente que garante força, integridade e a estabilidade dos ossos. Sem cálcio adultos desenvolvem a osteoporose e crianças em fase de crescimento, o raquitismo. Por isso devemos ingerir cálcio todos os dias. Crianças precisam de mais ou menos 500 a 800 mg de cálcio por dia. Adultos em torno de 1000 mg e adolescentes e idosos são os que mais o necessitam: em torno de 1300 mg.

2. Vitamina D
O cálcio é fundamental para os ossos, como já vimos. O que faz a vitamina D? Coloca o cálcio que ingerimos para dentro do nosso organismo. Isso mesmo. O cálcio dos alimentos entra no sangue graças à vitamina D. Sem vitamina D, portanto, não absorvemos cálcio. E de onde vem essa vitamina tão importante? Do Sol. Exatamente assim: quando os raios solares do começo da manhã ou do final da tarde incidem em nossa pele, deflagram uma série de reações no nosso organismo cujo resultado é a produção de vitamina D que, por sua vez, vai até o intestino e promove a absorção do cálcio. Veja bem: não adianta só ingerir alimentos ricos em cálcio sem tomar um pouco de Sol todos os dias!
 
3. Exercícios físicos
As máquinas normalmente se desgastam com o uso contínuo, não é mesmo? O organismo humano não é assim.  É uma máquina tão perfeita que, ao contrário, é capaz de se aprimorar com o uso e com os movimentos. Os ossos precisam dos movimentos para se remodelar continuamente. Ande, corra, sente, levante, dance, mexa-se todos os dias. Seus ossos agradecem e se rejuvenescem com você.

Ossos fortes e saudáveis são seu passaporte para uma vida com movimentos mais vigorosos e certeiros.

Fonte: Bem estar G1

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