Você sabe porque é importante realizar alongamentos?

Os especialistas concordam que o objetivo do alongamento não é mesmo prevenir lesões. Seus benefícios são outros. Um dos principais é a melhora da flexibilidade, importante para quem pratica atividades físicas regulamente, é atleta ou até mesmo pessoas mais sedentárias. E não é preciso ser altamente flexível para ser saudável. Basta alongar-se de forma frequente e satisfatória para executar suas atividades diárias e aproveitar melhor suas habilidades esportivas.

Os benefícios do alongamento:

  1. Diminuição da rigidez muscular, que facilita a realização dos movimentos;
  2. Aumento do fluxo sanguíneo na área trabalhada, melhorando a oxigenação do tecido muscular e reduzindo dores;
  3. Desenvolvimento da flexibilidade, conquistada apenas por meio de alongamentos.

Ainda que sejam importantes para quem leva uma vida ativa fisicamente, todas as pessoas, independentemente do seu condicionamento, tendem a se beneficiar dessa prática. Qualquer indivíduo, inclusive quem é sedentário, pode recorrer aos alongamentos para melhorar a amplitude de seus movimentos, evitando sobrecargas e prejuízos às articulações.

– O que muda é o propósito. O atleta tem que fazer o gesto esportivo e se não tiver bom alongamento esse movimento não vai ser eficiente. Mas as pessoas em geral precisam do alongamento para as ações do dia a dia. Ao pegarem algo no chão, por causa do encurtamento das costas, podem não conseguir fazer esse movimento corretamente. A pessoa vai dobrar os joelhos, pegar de lado ou fazer o gesto com dor – ensina.

Antes de iniciar uma modalidade esportiva, o ideal seria o indivíduo passar por uma avaliação para saber se sua musculatura está apta para os movimentos a serem realizados. É essencial avaliar aspectos como mobilidade, nível de força e flexibilidade para preparar o corpo para a atividade. Nesse contexto, pode ser necessário começar dedicando mais tempo aos alongamentos do que à prática do esporte escolhido.

Fonte: Globo Esporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *