Uso exagerado do celular prejudica a coluna

Ortopedista especializado em coluna fala sobre os problemas mais comuns causados pelo uso indevido dos aparelhos

Passar horas com o celular na mão já não é novidade pra ninguém e falar dos problemas que o excesso do uso dele causa também se tornou assunto corriqueiro entre especialistas. Contudo, nunca é demais orientar sobre os riscos e qual a melhor forma de usar esses aparelhos que se tornaram indispensáveis e que vem deixando muita gente cada vez mais dependente. Você sabia que a forma que você usa o seu smartphone pode ser muito prejudicial à coluna? Se não, agora é a hora ideal para adotar novas formas de manuseio sem causar danos ao corpo humano e, principalmente, sem lesionar a coluna.

O fisiologista Dean Fishman denominou o termo “text neck” (pescoço de texto), depois de observar o aumento do número de jovens que chegavam ao consultório dele com reclamações de cervicalgia, cefaléia e dores nos ombros, possivelmente relacionadas com o uso excessivo de telefones celulares. Pesquisas indicam que são cada vez mais comuns esses casos. Dependendo do tempo que uma pessoa passa inclinada em uma posição indevida para visualizar a tela do celular, começam a surgir dores frequentes na cabeça ligadas a tensões na nuca, dores no pescoço, podendo até o couro cabeludo ficar muito sensível ou, ainda, sentir um desconforto atrás dos olhos.

De acordo com o ortopedista especializado em coluna, Fabiano Canto, hoje as pessoas vivem conectadas ao mundo virtual e têm muito acesso à comunicação instantânea, músicas e outros atrativos proporcionados pelos smartphones, mas mesmo assim, fala-se cada vez menos a respeito das complicações que o uso frequente deles pode trazer para a coluna vertebral. Quando surge o primeiro sinal de problema, é porque de alguma forma a saúde já foi afetada.

“Usando o celular de forma exagerada e errada as pessoas podem ter problema como hérnias de disco, degeneração da coluna, diminuir o espaço do disco, bicos de papagaio, espessamento dos ligamentos da coluna, além de dor nos músculos que envolvem o pescoço. Então, a melhor maneira de usar o celular é com o pescoço reto, como se estivesse olhando para o horizonte”, afirma.

Coluna vertebral

A coluna vertebral é formada por 29 vértebras e tem o papel de apoiar outras partes do esqueleto. Ela é uma haste óssea, firme e flexível formada por várias estruturas sobrepostas, denominadas de vértebras. Cada vértebra une-se por meio de discos intervertebrais, uma estrutura de cartilagem. A coluna vertebral é sustentada pela presença de ligamentos e músculos resistentes e sua estrutura é diferenciada evolutivamente e especializada para favorecer o desempenho de funções, cuja principal função está relacionada à mobilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade