A hérnia de disco lombar é uma doença que acomete cerca de 5,4 milhões de pessoas no Brasil, segundo o IBGE, ocasionando em dores na coluna e podendo atrapalhar a qualidade de vida, principalmente no que diz respeito às tarefas diárias.
Ainda segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população tem ou terá a doença em algum momento. Isso deve-se principalmente às exigências do dia a dia, as quais exigem uma alta produtividade e ao mesmo tempo induz os indivíduos a permanecerem por muito tempo em uma mesma posição, o que pode ocasionar em dores e problemas na região lombar.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas dicas de exercícios que podem te ajudar com as dores ocasionadas pela hérnia de disco lombar. Boa leitura!
O que é a hérnia de disco lombar?
Antes de tudo, é importante conhecer um pouco mais sobre como funciona a estrutura da coluna. A nossa coluna vertebral é composta por ossos (vértebras), entre elas existem os discos um canal pelo qual passa a medula espinhal, no qual há os discos intervertebrais. Os discos intervertebrais são estruturas em formato de anéis, formadas por um tecido elástico e cartilaginoso, cuja principal função é facilitar o amortecimento e evitar o atrito entre uma vértebra e outra.
É normal que os discos intervertebrais se desgastam à medida que envelhecemos, diminuindo a função de amortecimento, podendo assim, ocasionar uma hérnia de disco.
Quais são as causas e sintomas?
Hereditariedade, envelhecimento, sedentarismo, tabagismo, movimentos repetitivos, carregar ou levantar muito peso e realizar atividade física de maneira inadequada são as principais causas para o surgimento da hérnia de disco lombar.
Além de dores na região lombar, a condição também pode apresentar sintomas, como:
- formigamento (com ou sem dor);
- dor que irradia para as pernas, coxas e nádegas;
- redução da força em uma ou ambas as pernas.
4 exercícios para hérnia de disco lombar
A prática de atividade física não é contraindicada para quem tem hérnia de disco lombar, muito pelo contrário, ela contribui com o fortalecimento muscular e pode auxiliar na prevenção e tratamento da doença.
No entanto, é importante tomar cuidado e realizar exercícios com a orientação de um profissional, para não piorar o quadro e ter complicações.
Existem diversos exercícios que podem ajudar. Confira a seguir.
1. Alongamentos
Os alongamentos são exercícios fundamentais para quem tem hérnia de disco. Além de melhorar a flexibilidade da coluna e da musculatura vertebral, também trazem mais qualidade de vida ao paciente, diminuindo a dor aguda.
2. Atividades aeróbicas
Além de contribuir para pessoas que convivem com a hérnia de disco lombar, as atividades aeróbicas também contribuem para a perda de peso.
Caminhada, natação e ciclismo são alguns exemplos de exercícios aeróbicos indicados para prevenir e tratar a hérnia de disco. Lembre-se de escolher o calçado com um sistema de amortecimento adequado para a prática do exercício.
3. Pilates
O pilates é um dos exercícios mais indicados como tratamento da hérnia de disco – tanto no tratamento conservador quanto após a realização de cirurgia – , desde que orientado por um profissional.
4. Yoga
Assim como o pilates, o yoga tem como objetivo trabalhar a consciência corporal, através de posturas que buscam o alongamento e o fortalecimento muscular.
É fundamental que assim como os demais exercícios, o yoga seja realizado com as orientações de um profissional, afinal, se os exercícios forem feitos de maneira inadequada, podem acabar ocasionando em maiores problemas.
Gostou das dicas? Esperamos ter te ajudado a entender mais sobre a hérnia de disco lombar e como os exercícios podem ajudar e fazer a diferença no manejo da doença.
Não é normal sentir dor o tempo inteiro. É fundamental buscar ajuda médica ao notar dor constante ou qualquer sintoma associado à dores na coluna. Quanto antes o tratamento for iniciado, maiores as chances de retomar a rotina e qualidade de vida.
Fonte: NOT Ortopedia