Você está sentindo um incômodo na região lombar, mas não sabe se é dor nos rins ou nas costas? Como os rins ficam abaixo da caixa torácica e apoiam-se nos músculos das costas, nem sempre é fácil identificar a origem do problema.
No entanto, é preciso investigar as causas e descobrir qual região está sendo afetada, já que as dores nos rins podem indicar sérias complicações renais.
Localização
Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou em ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.
Gravidade da dor
A dor que tem origem nos rins é mais aguda, forte, constante e aparece repentinamente, principalmente quando se trata de pedra nos rins. Já a dor nas costas pode variar de leve a grave e é caracterizada por pontadas, sensação de queimação ou perfuração.
Alívio da dor
A dor nos rins é muito difícil de ser aliviada, sobretudo quando o paciente está com cálculo renal. Nesse caso, independente da posição, a dor não desaparece. A dor nas costas possui características mecânicas, ou seja, piora com um determinado movimento e pode ser aliviada em outras posições.
Sintomas característicos
Além dos fatores acima, é importante ficar atento à presença de outros sintomas que podem ajudar a identificar se a dor é nos rins ou nas costas. De maneira geral, a dor nos rins pode ser acompanhada de:
- dor ao urinar;
- micção frequente;
- febre;
- náuseas ou vômitos;
- urina amarelada, vermelha ou marrom;
- urina com sangue e
- urina com cheiro forte.
Os principais sintomas que podem acompanhar a dor nas costas são:
- rigidez ao longo da coluna;
- dor no pescoço;
- irradiação da dor para a perna;
- dificuldade de locomoção;
- fraqueza muscular nos pés;
- perda de sensibilidade nos membros inferiores.
A importância da consulta médica
Caso você note sintomas característicos da dor nos rins, não hesite em procurar a ajuda de um urologista quanto antes. Como vimos, a dor renal pode ser provocada por diferentes causas. Identificar a origem do problema é fundamental para realizar o tratamento mais adequado para seu caso e evitar maiores complicações à saúde.