Joelho estalando: o que pode ser

Os estalos nas articulações, cientificamente conhecidos como crepitação articular, normalmente acontecem devido ao atrito entre os ossos, que tem tendência a acontecer quando existe uma diminuição na produção de líquido sinovial na articulação.

Na maioria das vezes, o joelho estalando não é motivo de alarme, nem sinal de algum problema grave e, por isso, geralmente não precisa de um tratamento específico. Porém, se o estalo acontecer muito frequentemente ou se for acompanhado de dor ou algum outro sintoma, é recomendado consultar um fisioterapeuta ou ortopedista, para identificar o problema e iniciar o tratamento mais adequado.

Para se certificar de que o joelho está estalando pode-se tentar agachar um pouco com a mão sobre o joelho e verificar se se ouve algum som ou se se sente a crepitação na articulação.

1. Excesso de peso

Sempre que se está acima do seu peso ideal, os joelhos são submetidos a uma carga superior à que deveriam aguentar. Nesse caso toda a estrutura pode ficar comprometida, e é comum haver queixas de estalos no joelho, além de sentir dor ao caminhar, ao fazer exercícios ou pequenos esforços como subir escadas.

2. Desalinhamento corporal

Um desalinhamento do posicionamento do corpo, mesmo que microscópico, pode causar um desiquilíbrio nas articulações e deixar os joelhos estalando. Geralmente, por um mecanismo de compensação, podem surgir problemas em outras articulações. Por isso, deve ser avaliada a postura corporal e as articulações da coluna vertebral, quadris e tornozelos.

3. Artrose no joelho

A artrose acontece quando existe desgaste da articulação, que pode acontecer devido a uma pancada, traumatismo ou apenas devido ao envelhecimento natural. Isto faz com que exista uma aproximação entre os ossos da coxa e da perna, causando o estalo e, por vezes, dor e até inchaço.

4. Crepitação patelar

O joelho estalando também pode ser um sinal de crepitação patelar, uma alteração que pode ser causada pelo processo natural de envelhecimento, por uma pancada, por inflamação do joelho ou por uma doença chamada condromalacia patelar.

Quando ir ao médico

É importante ir ao médico se além do joelho estalando surgirem outros sinais ou sintomas como:

  • Dor ao movimentar os joelhos, ao subir ou descer escadas ou agachar;
  • Vermelhidão ou inchaço no joelho;
  • Joelho com deformação ou fora do lugar.

Quando estes sintomas estão presentes podem indicar artrite, artrose, rupturas ou inflamação nos ligamentos ou meniscos, e pode ser necessário fazer exames e iniciar um tratamento mais específico.

Fonte: Tua Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy