O Hospital Orthomed Center orienta os pais e estudantes para o uso adequado da mochila. Segundo a Organização Mundial da Saúde, este é um dos motivos que levam 85% da população mundial a sofrer dor nas costas.
Testes comparativos detectaram estudantes de sete anos carregando mochilas com 15% do peso da criança. Em um caso extremo, de uma menina de nove anos, a mochila pesava mais de 17% do peso corporal.
Os ortopedistas não são contra o uso da mochila, mas sim contra o excesso de peso e a forma inadequada de carregá-la. Isso pode provocar problemas da coluna que não são percebidos de imediato, mas cujo efeito cumulativo aparecerá quando o estudante for adulto.
Cuidados básicos
a) A criança não pode carregar na mochila mais do que 10% de seu peso;
b) Nunca carregá-la com apenas uma das tiras passada pelos ombros, pois isso pode provocar escoliose;
c) As tiras devem ser tensionadas para que a mochila fique bem junto ao corpo, e cinco centímetros acima da linha da cintura.