Orthomed Center tem segurança e qualidade comprovadas através de Acreditação Hospitalar 

Referência em tratamentos ortopédicos e reconhecido pela qualidade no atendimento aos seus pacientes, o Hospital Orthomed Center referência em Minas Gerais e no Triângulo Mineiro, recebe pela primeira vez o Selo de Acreditação Hospitalar. O Selo é uma resposta a dedicação e comprometimento de toda uma equipe que trabalha em prol do atendimento hospitalar humanizado e de qualidade.

Para o médico ortopedista e diretor-presidente do Hospital Orthomed Center, em Uberlândia, Daniel Barros Pereira, a Acreditação é uma ótima ferramenta para melhorar os serviços na área da saúde na região. Acreditação Hospitalar é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um fator estratégico para o desenvolvimento da qualidade da saúde na América Latina.

“Na Europa e nos Estados Unidos a população tem maior predileção por hospitais que tenham o selo de Acreditação. Por isso, resolvemos partir para esta certificação, atestando assim a qualidade no atendimento e melhor gestão de instituição de saúde. Como passamos constantemente por processos de recertificação, somos obrigados a cumprir normas, protocolos e metas voltados para melhor cuidado dos pacientes e à gestão de serviços. Consequentemente, temos mais qualidade em todos os setores e muito menor incidência de complicações para o paciente. Estamos em constante busca pela qualidade, e o Hospital Orthomed Center, confirma a dedicação e a preocupação de toda sua equipe com seus clientes. Um novo impulso ao processo de melhoria contínua da qualidade clínica e organizacional dos nossos serviços já foi dado. O sistema de gestão da qualidade amadureceu ao longo do tempo. Com o Selo de Acreditação recebido merecidamente, comprovamos que o sistema implantado no hospital, com foco na assistência e na segurança do paciente é eficaz”, diz Daniel Barros.  

Vale lembrar que esse é um processo contínuo de avaliação e auditoria, do qual o Hospital recebe a visita dos auditores do Instituto Qualisa de Gestão - DNV regularmente. “Os auditores são responsáveis em promover a qualidade da assistência à saúde, contribuindo para a melhoria do setor saúde no Brasil. E com isso, estamos inseridos no processo de Acreditação o que só comprova a responsabilidade e o comprometimento com a segurança, com a ética profissional, com os procedimentos que realiza e com a garantia da qualidade do atendimento à população”, avalia Daniel Barros.

Acreditação Hospitalar

A Organização Nacional de Acreditação – ONA promove a qualidade da assistência à saúde, contribuindo para a melhoria do setor saúde no Brasil. A Acreditação é um método de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que busca garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Constitui essencialmente, um programa de educação continuada.

O Hospital Orthomed Center está inserido no processo de Acreditação e revela responsabilidade e comprometimento com a segurança, com a ética profissional, com os procedimentos que realiza e com a garantia da qualidade do atendimento à população. A ONA é a responsável por conceder um selo de Qualidade para os hospitais que se destacam tanto pela segurança quanto pela qualidade dos serviços que prestam. Para receber o selo de Qualidade, são necessárias avaliações periódicas que confirmem as boas práticas. No Hospital Orthomed Center, o DNV é a Instituição Certificadora credenciada pela ONA responsável pelas vistorias e pela certificação.

Classificação

O Hospital Orthomed Center foi classificado inicialmente com o selo nível um de Acreditação, atendendo aos requisitos formais, técnicos e de estrutura – como recursos, físicos, humanos, materiais, tecnológicos, financeiros, organizacionais e de segurança; executa as atividades proporcionando a segurança do cliente/paciente, conforme perfil e porte da organização. “A primeira etapa foi concluída com sucesso. Já conquistamos também o nível dois de Acreditação que diz respeito ao gerenciamento de interações entre fornecedores e clientes e estabelece sistemática de medição do processo avaliando sua efetividade além de promover ações de melhoria e aprendizado. Agora partiremos para o nível três de Acreditação e, para isso, já estamos investindo em novo sistema para melhorar o gerenciamento geral”, finaliza Daniel Barros.